Posted on

Finalizada a temporada do futebol brasileiro, a CBF divulgou a atualização do seu ranking nacional de clubes e federações. E com os times pernambucanos acumulando dois rebaixamentos (Sport para a Série B e Santa Cruz para a Série D) e nenhum acesso, os clubes do estado aparecem em posições modestas na nova lista.

Com o rebaixamento para a Segunda Divisão nacional, o Leão caiu do 20º para o 21º lugar no ranking, se mantendo como melhor clube do estado. Porém, quando se amplia o período de comparação, percebe-se que a queda do Rubro-negro foi ainda mais acentuada.

Em 2018, o Sport aparecia em 15º lugar e era o melhor clube do Nordeste (vaga hoje ocupada pelo Fortaleza, que com o quarto lugar na Série A e a semifinal da Copa do Brasil saltou do 18º para o 11º na atualização).

Já o Náutico, que se manteve na Série B, fez o caminho inverso e subiu uma posição, subindo do 39º para o 38º lugar, em um processo lento de recuperação. No ranking de 2020, ainda considerando os anos anteriores na Série C, o Timbu chegou a ocupar o 41º lugar. Porém, em 2018, era o 32º.

Já o Santa Cruz, no novo ranking, aparece apenas no 46º lugar, perdendo cinco posições com relação à listagem anterior. E é justamente o Tricolor que passa pelo período de maior encolhimento. Uma vez que em 2018 chegou a figurar na 25ª posição. Ou seja, em cinco anos, o Tricolor perdeu 21 posições no ranking da CBF

Deixe uma resposta