João Lucas, 08, cria canal no Youtube para superar isolamento social

“Olá galerinha do meu canal!”. É a saudação para os inscritos da rede social do pequeno João Lucas, 08. O menino do Distrito de Santarém, Orós, encontrou no mundo da internet sua nova rotina para superar a conflituosa vida de uma criança com confinamento provocado pela pandemia do novo coronavírus. Criatividade não falta. Os assuntos são os mais variados. Com o apoio da família os dias para quem os cercam ficam mais leves e servem de inspiração.

As publicações de vídeo na conta intitulada “Canal do João Lucas” no Youtube surgiram como uma maneira divertida de se comunicar. No olhar de muitos pais pode soar estranho, mas para Gildásia Andrade e João Paulo Moreira acabou sendo a oportunidade de integrar toda a família composta ainda pelo João Pedro que tem menos de 1 ano.

O seu primeiro conteúdo foi uma cotação de história no ano passado. “O João é um filho muito inteligente. Os temas são sempre escolhidos por ele. Nossa ajuda fica por conta da organização e edição de vídeos. Ele pega o celular ou a câmera e sai gravando por aí. Ele sempre nos cobrava que queria produzir mais vídeos, inspirados em youtubers de sucesso, isso antes da pandemia. Mas com nossa presença maior dentro de casa vimos que esse seria o melhor momento para apoiar”, contou o pai João Paulo.

Produção e pandemia

Os pais do jovem concordam que a medida de isolamento aplicada pelos governos foi o divisor de águas no ambiente familiar. A ansiedade provocada pela tristeza da distância de seus amigos de escola foi trocada pela boa expectativa da conquista de mais um inscrito ou visualização. “Um simples número que arranca o sorriso de todo um lar vem deixando os nossos dias menos tristes em função do que acontece com o país. Essa é minha maior felicidade: ver o sorriso dele com a conquista de um seguidor”, contou Gildásia.  

 Com 25 vídeos publicados até aqui, os assuntos mostram a realidade de uma criança criada com o amor e zelo dos pais, figuras sempre presentes nas produções do jovem. Na companhia e supervisão deles são protagonizadas brincadeiras e pegadinhas. O seu irmãozinho João Pedro também vira tema das postagens em vídeos. “Ele já fez vídeos de como colocar para dormir e como brincar. O bom humor é uma de suas marcas. Sem contar que ele usa sua página para repassar orientações de higiene em uma linguagem que muitos da sua idade, acredito que vão assimilar e pôr em prática”, contou Gildásia.

Os pais Gildásia Andrade e João Paulo João e os filhos João Pedro e João Lucas –

Rede e campanha

Na comunidade em que vive a pouco mais de 10km da sede da cidade, o pequeno João Pedro é querido por todos. O seu carisma fez com que a região abraçasse a ideia de uma campanha para adquirir mais adeptos ao canal. “Criamos um grupo no WhatsApp e por lá celebramos parcerias com o comércio com a divulgação de marcas. Já estreitamos parcerias com bloggers que compraram a ideia e ajudam na divulgação do endereço do canal”, disse Gildásia.

Hoje o canal conta com quase 500 inscritos e uma média de 300 visualizações por vídeo, um início animador para um pequeno que tem foco. “Gosto de fazer bem feito. Quero ser famoso pelo que faço”, afirmou João Lucas.

O post João Lucas, 08, cria canal no Youtube para superar isolamento social apareceu primeiro em Jornal A Praça.