Projeto em escolas públicas do Pará usa teatro e oficinas artísticas para ressaltar a importância da tecnologia

 A partir da arte, alunos de Paragominas entraram em contato com a robótica e criaram robôs usando materiais recicláveis

 

Entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro, alunos da rede pública de ensino do Pará participaram do projeto Teatro e Oficinas – Robótica nas Escolas – 2ª Edição, programa que mescla apresentações teatrais e oficinas que incentivam o uso da criatividade em prol da sustentabilidade ambiental. O projeto, que já percorreu diversas cidades em estados como Mato Grosso, Santa Catarina, Amazonas e São Paulo, teve realização da Ecotransforma Produções Artísticas e patrocínio do Banco CNH Industrial, Case IH e CASE Construction Equipment. Agora, as atividades passam por duas escolas de Paragominas, no Pará. As escolas contempladas foram Escola Municipal Dom João VI e a EMEF Nossa Senhora da Conceição.

“Acreditamos que introduzir a robótica no ambiente escolar é colaborar com os ODS da ONU através do estímulo da criatividade, inovação e raciocínio lógico. Esse é um projeto que tem como tema o meio ambiente através da tecnologia, reaproveitamento, reciclagem, sendo capaz de plantar uma semente que pode fazer os alunos olharem de forma mais cuidadosa e abrangente para o desenvolvimento sustentável”, revela Erika Michalick, gerente de Sustentabilidade da CNH para a América Latina.

A partir de um espetáculo teatral, eles assistiram a uma peça que conecta os temas ligados à tecnologia e à educação ambiental. Já nas oficinas, que contemplaram cerca de 300 alunos do ensino fundamental, eles aprendem sobre coleta seletiva e reciclagem, depois participaram de oficinas criativas para a construção de robôs. Todas as atividades carregaram os principais conceitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas – ONU.

“Esta foi mais uma iniciativa que levou recursos, ideias e ações práticas para aproximar a comunidade escolar da sustentabilidade. É uma ação que, mais do que trazer educação formal, reforça a escola como um ambiente em que os alunos começam a tomar consciência acerca da cidadania e de sua responsabilidade como agentes responsáveis pelo meio ambiente. O Robótica nas Escolas surge justamente para cumprir este papel, unindo inovação e educação”, completa Abílio Martins, diretor da Ecotransforma.  

Depois de construírem seus robôs, os alunos irão participar da Feira de Ideias, evento no qual eles apresentam seus trabalhos e os submetem à avaliação de um júri formado pela equipe do projeto. O aluno responsável pelo robô que for eleito como vencedor – considerando seu funcionamento, a criatividade, o uso dos materiais e a estética – é premiado com um tablet que servirá tanto para os estudos como para uso pessoal. 

O projeto também irá realizar palestras para capacitar professores sobre a temática de robótica, fornecendo conhecimento e ferramentas para que possam integrar esses conceitos em suas aulas. O workshop será realizado em formato digital com transmissão exclusiva para professores da rede pública de ensino. Realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto contou com tradutores da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e espaços adaptados a fim de promover e garantir a participação de todos. 

 

Angelo Miguel | Bacuri Comunicação
1198437-9422
[email protected]
www.bacuricomunica.com

Deixe um comentário