Várzea Alegre instala unidade de isolamento para receber pessoas com Covid-19

A Unidade de Referência Covid-19 Santa Maria foi montada no antigo Hospital Santa Maria, no Bairro Zezinho Costa. A estrutura inicialmente recebeu dez leitos. São quartos simples e duplos, com banheiros, cama e toda estrutura de apoio e conforto para as pessoas que irão ficar hospedadas. Mas o local tem capacidade até para vinte e quatro pessoas.

A estratégia é que o local sirva de apoio para pessoas contaminadas pelo novo corona vírus. “Nossa ideia de montar esse local é justamente para receber as pessoas que não têm condições de ficar em casa para manter o isolamento social, pessoas que moram com outras pessoas. Nesse local irão receber ficar estabelecidos durante o período de quarentena. Terão também todo uma equipe e médica sempre que precisar, com médicos, enfermeiros, além de acompanhamento psicológico e terapeutas durante esse período que irão ficar de quarentena”, destacou Ivo Leal, secretário de Saúde de Várzea Alegre.

O prédio, que estava fechado há cerca de dez anos, passou por reforma, foi alugado pela prefeitura e o funcionamento será temporário durante a pandemia do novo coronavírus. A unidade está sendo gerenciada pelo Instituto Excelência, de Fortaleza.

o funcionamento será temporário durante a pandemia do novo corona vírus

Em Várzea Alegre, houve até ontem 13 óbitos. São mais de 400 pessoas contaminadas com novo coronavírus. Desse total, 65% das pessoas estão recuperadas.

A auxiliar de serviços gerais Niérgilla Correia, 26, foi contaminada pelo vírus, não apresentou sintomas da doença, mas teve que ficar por duas semanas em isolamento domiciliar. “Foram momentos bem difíceis, isso porque além de mim, minha mãe também pegou. Eu não senti nada, nenhum sintoma, mas fiz o exame e testei positivo. Já minha mãe teve uns sintomas leves. Mas quando descobri, ficamos em isolamento mesmo. Durante 14 dias. Depois fizemos o outro teste que deu negativo. Nos recuperamos da doença. Pegamos mesmo tendo todos os cuidados necessários. O importante é as pessoas ficarem em casa mesmo”, recomendou.

O prédio que estava fechado há cerca de dez anos, passou por reforma

A partir de segunda-feira

A previsão da Secretaria de Saúde de Várzea Alegre é que a Unidade de Referência passe a funcionar a partir da próxima segunda-feira, 20. As pessoas serão encaminhadas pelas unidades básicas de saúde, passarão inicialmente por triagem de acordo com perfil para poder ser hospedada no local. “A partir de segunda-feira, a unidade Santa Maria estará apta para receber pacientes da Covid-19. Lembrando que todos os pacientes que irão para a Santa Maria são pacientes já confirmados de novo coronavírus, essas pessoas que não têm condições de se isolar dentro do seu próprio domicílio. Eles terão a oportunidade de ser acompanhados, monitorados por equipes de saúde até o final do tratamento e fazer um retorno para as suas residências de forma tranquila e segura, não correndo o risco de contaminar com o vírus o restante dos membros da família”, finalizou Ivo Leal.

O post Várzea Alegre instala unidade de isolamento para receber pessoas com Covid-19 apareceu primeiro em Jornal A Praça.