Várzea Alegre testa todos os profissionais da Saúde

A Secretaria da Saúde de Várzea Alegre está realizando testes rápidos de Covid-19 nos profissionais da saúde daquele município. Mais de 450 profissionais devem ser testados até hoje, sábado, 30.

“Montamos uma força tarefa com duas equipes responsáveis em fazer a coleta de sangue de todos os profissionais nas unidades de saúde. Iniciamos principalmente nos profissionais que estão na linha de frente”, explicou Ivo Leal, secretário da Saúde de Várzea Alegre, apontado que esse tipo de exame aponta se a pessoa teve ou não contato com o vírus.

O exame é feito depois que é coletado o sangue. O material coletado é centrifugado e feito o teste rápido. “Demora 15 minutos na centrífuga, mais 15 depois que é colocado no reagente. Todo é feito sobre o total controle e cuidado”, completou Ivo.

Devidos cuidados

Os testes rápidos para verificação de anticorpos podem facilitar o rastreamento dos contatos, um levantamento epidemiológico, o rastreio de pessoas assintomáticas e a identificação de quem já teve contato com o vírus. Através dos testes será possível detectar se há algum profissional infectado, inclusive estar assintomático. Afastá-lo das atividades para os devidos cuidados. “Eu me sinto mais segura, tanto em saber que não estou contaminada, assim também como me prevenir ainda mais. Ter cuidado com as pessoas que estamos tendo contato diariamente”, disse Cristina Araújo, enfermeira.

A medida preventiva ajuda a reduzir o risco de transmissão da doença no município. Várzea Alegre tem mais de 450 profissionais da saúde, desse total, pelo menos mais de 20 já confirmaram positivo para a doença. “Esses profissionais que testam positivo são afastados para receber os cuidados, se recuperarem”, finalizou Leal.

O post Várzea Alegre testa todos os profissionais da Saúde apareceu primeiro em Jornal A Praça.