Josué Eraldo da Silva tira dúvida: Qual é a necessidade de criar mais materiais para a construção civil?

Como a construção civil é um dos setores que mais impactam o meio ambiente, novos materiais são essenciais para manter o equilíbrio do planeta Terra

É preciso lembrar que não trata-se de qualquer material, mas sim de materiais inteligentes e que não agridam a natureza de forma devastadora. Para Josué Eraldo da Silva, especialista em construção civil, o setor muda a cada ano para melhor, e a nova tendência atual e que prosseguirá para os próximos anos, está sobre os novos materiais com base nas inovações tecnológicas em conjunto com as demandas do mercado competitivo na engenharia civil.

A necessidade de novos materiais tornou-se evidente com os impactos climáticos na terra. Novos materiais foram criados como forma de transformar para melhor a Engenharia Civil. Segundo Josué Eraldo da Silva, gerente da Jacitara de Indaiatuba, a busca por matérias-primas eficientes e com baixo custo de extração, são fatores decisivos para investir na sociedade atual.

Há materiais realizados por tijolos de lã, de telhas solares, há o concreto sustentável, janelas de vidros triplos, o isolamento de papel, feito sobretudo, a partir de material reciclado, onde trata-se de uma tecnologia cujo uso tem sido cada vez maior nas obras de todos os tipos e tamanhos.

Dessa forma, dentre os materiais presentes, há um material que vem se popularizando, que faz parte da hidrocerâmica. Seu funcionamento encontra-se à base de pequenas bolhas, chamadas de hidrogéis. Esse hidrogéis chegam a crescer 500x o seu tamanho quando entram em contato com a água.

Independente do clima, pode funcionar através das bolhas que crescem e se tornam isolantes térmicos. Já no calor, elas lentamente evaporam, o que serve para resfriar o ambiente em torno de 6°C. Trata-se da utilização da hidrocerâmica contra o uso do ar-condicionado.

Outra inovação popular está sobre o concreto bioreceptivo. Que trata-se de um dos principais materiais de construção no mundo atual. Dessa forma, novas formas desse recurso têm sido criadas e exploradas com sucesso. Uma delas é o concreto bioreceptivo, material que facilita o crescimento de organismos vivos, como musgos, em sua superfície. A solução não é só estética. Poderia também facilitar a união entre natureza e urbanismo.

Já ouviu falar sobre o uso do bioconcreto?

Esse é um material literalmente vivo e capaz de regenerar construções desgastadas. De acordo com Josué Eraldo da Silva, como o concreto comum é suscetível a uma série de problemas que reduzem sua durabilidade e resistência, a funcionalidade do bioconcreto é surpreendente. Dessa forma, a diferença está sobre dos outros tipos de concreto é que ele se regenera sozinho e é totalmente pensada pela natureza.

Deixe um comentário