Vândalos causaram tumulto, correria e depredação em frente à Ilha do Retiro, estádio do Sport. Dois policiais do Batalhão de Choque foram socorridos. Ninguém foi preso.
Vídeos enviados ao WhatsApp da TV Globo mostram confusão entre torcedores do Santa Cruz e do Campinense/PB, que jogam neste domingo (21) pela Série D do Campeonato Brasileiro (veja vídeo acima). Houve depredação, tumulto e correria causados por vândalos em frente à Ilha do Retiro, estádio do Sport, na Zona Oeste do Recife.
Nas imagens, é possível ver pessoas correndo e ouvir barulhos de tiros e fogos de artifício. De acordo com a Polícia Militar (PM), dois policiais ficaram feridos sem gravidade na confusão e foram socorridos (veja a resposta da corporação mais abaixo).
Um vídeo gravado dentro do restaurante Boi e Brasa da Ilha do Retiro mostra pessoas deitadas no chão. Também é possível ver o momento em que um objeto é arremessado contra o vidro da janela do estabelecimento. O Batalhão de Choque da PM foi ao local para conter os vândalos, mas ninguém foi preso.
O jogo acontece no Estádio do Arruda, na Zona Norte do Recife. Os torcedores do Santa Cruz se encontraram em frente à Ilha do Retiro para ir andando ao estádio tricolor. Além disso, segundo testemunhas, a torcida a organizada do Sport é aliada da do Campinense.
O que diz a PM
De acordo com a Polícia Militar:
🚔 O esquema de policiamento montado para o jogo conta com mais de 60 policiais militares para fazer o acompanhamento da torcida do Campinense;
🚓 “Quando as equipes policiais faziam a revista pessoal nos torcedores, para iniciar o acompanhamento até o estádio do Arruda, foram surpreendidas por grande número de participantes da torcida do Santa Cruz, vindo pela Avenida Abdias de Carvalho para a Ilha do Retiro”;
🚨 Quando os PMs se aproximaram, “alguns integrantes da torcida do Campinense partiram para o confronto”;
🩺 “Na tentativa de conter o atrito, dois policiais foram atingidos, sem gravidade, e encaminhados para uma unidade médica para serem atendidos”;
👮🏽♀️”O policiamento conseguiu dispersar a torcida do Santa Cruz e realizar o acompanhamento da torcida do Campinense e do Sport até o Estádio do Arruda”.